domingo, 24 de julho de 2011

UNIDADE 3: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS

PORTAL DO PROFESSOR:
UM VERDADEIRO TESOURO!!
Mediante o comando da atividade, não presencial, de visitar o portal do professor e analisar algumas aulas e postar a análise no blog, me vi estimulada a colocá-las em prática, a cada dia uma novidade. VIREI FREGUESA!!!

1- Criando uma história em quadrinhos com o Tangram

Autora Cláudia Renata Pauleto do Prado
Co-autor(es) Maria Terezinha Jesus Gaspa

Disciplinas - Matemática e Língua Portuguesa  
Eixos:
  • Espaço e forma
  • Língua escrita: prática de produção de textos

A aula é muito bem articulada, objetivos e comando claros.
O assunto pode ser abordado de forma interdisciplinar, incluindo também Artes, além das já citadas Matemática e Língua Portuguesa.
O mais interessante é a nova abordagem para introdução de um assunto do eixo Espaço e Forma, com uma história e após todos os procedimentos e atividades de trabalho com as formas e atividades variadas propiciadas pelo Tangran, como o trabalho com área de figuras planas, há a proposta da produção textual de um gênero, que considero de produção complicada devido à parte artística, pois as ilustrações dos personagens precisam ter as mesmas características em todos os quadrinhos. Já que os personagens serão compostos com as formas do Tangran a dificuldade levantada por mim a princípio, será descartada.
A aplicação da aula está em andamento, os alunos estão amando, fiz algumas adaptações, como a sugestão para contarem a história da “menina quadrada” para os pais e a refacção da mesma.
Estou encantada com as possibilidades do Hagáquê.

Um comentário:

  1. Patrícia, durante o curso pudemos visualizar de perto seu trabalho e o entusiasmo com que você o realiza. Suas colegas destacaram uma importante qualidade sua: a de partilhar os projetos na Escola e envolver toda a equipe. Parabéns por fazer essa grande diferença.

    ResponderExcluir

ESPERO SUA DICA!!!